sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

iPhone improvisado vira garçom para servir garrafa de cerveja

Engenhoca é capaz de servir uma garrafa de cerveja ao comando do iPhone.

O acelerômetro, componente do iPhone que reconhece os movimentos feitos pelo usuário, ganhou uma nova função nas mãos de um inventor. Steve, do site de engenhocas Polymythic, transformou o aparelho da Apple em controle remoto que comanda uma plataforma mecânica na trivial tarefa de servir uma garrafa de cerveja.

Ao girar o iPhone "hackeado", Steve aciona uma plataforma construída por ele mesmo, que despeja o conteúdo da garrafa de cerveja em um copo - sem derramar.

Em seu site, o inventor publicou um vídeo e mais informações sobre o projeto. A inspiração, segundo ele, foi a chegada do Ano Novo. "Pensei em um projeto que possibilitasse a dose perfeita e eliminasse todo o eforço físico", explica.

Mas o processo de criação parece não ter sido tão simples quanto a ideia inicial. Para ir de um simples giro no aparelho até o copo de cerveja cheio, Steve usou peças do "brinquedo" Construx para montar a plataforma mecânica e programou o sistema através da "ioBridge", ferramenta para controle remoto de aparelhos elétricos e eletrônicos.

O passo-a-passo do "Serv O'Beer" pode ser conferido no site Instructables, que tem imagens da "linha de montagem".

Entre as funções originalmente previstas para o acelerômetro no iPhone estão o controle intuitivo em determinados jogos e a mudança de orientação da tela, alternando entre horizontal e vertical, de acordo com os movimentos do usuário.


Suporte para a garrafa foi montado com peças de Construx; à direita, cenas do vídeo mostram o iPhone controlando o movimento para encher o copo de cerveja

Nenhum comentário:

Postar um comentário